segunda-feira, 17 de março de 2008

Sinais Gráficos Sagrados

Todos os sinais gráficos têm um valor de comunicação simbólica e uma energia ativa. Dentro das leis universais a linha vertical representa as energias ativas e a linha horizontal as passivas, a receptividade aos impulsos ativos. Positivo e negativo são polo dessa dualidade.

Dentro do ioga, Deus é a única energia universal positiva e criadora, e sua criação, incluindo a humanidade, pertencem ao feminino receptivo. Através de todas as eras a cruz sempre foi um símbolo religioso onde as linhas verticais e horizontais se cruzando, englobam toda a existência ativa e passiva.

Assim, nos rituais onde se usa a cruz, ela não é um mero gesto que se possa fazer descuidadamente, pois não é uma saudação comum, mas uma invocação forte. Especialmente no cristianismo, a cruz tem todo um símbolo profundo, acrescido de muitos valores por invocar Jesus.

A cruz é sempre invocação de força e poder superior, de uma energia com a qual devemos comungar em silêncio e reverência. É o símbolo do poder absoluto de Deus; assim, não O invoqueis em vão...

É triste encontrar-se, por vezes, ministros apressados transmitindo ao povo um gesto quase vazio de fé e de sua força maior. Quando fazemos o sinal da cruz, estamos chamando Deus, e por isso, devemos estar preparados para recebê-lo e senti-lo presente. Devemos estar concentrados, internamente silenciosos e receptivos à energia que desce sobre nós, se soubermos pedi-la e recebê-la corretamente.

Nossos centros sutis, ou chacras, são sensíveis às energias que chamamos através de pensamentos, palavras e gestos. Elas podem emitir luz sobre nós e abrir nossos caminhos. O sinal da cruz, bem feito, nos sintoniza com níveis superiores de consciência, clareando nossas auras.

A cruz abrange uma conquista da realização espiritual, equilibrando o ativo e o passivo em nossas vidas. As linhas traçamos da cabeça ao peito e de ombro a ombro nos envolvem num abraço de vitalidade, harmonia, paz e proteção.

Fazendo um gesto consciente, concentrado e lento, você perceberá toda a força purificadora que invoca e toda a unidade e contato com a Fonte Divina que nos deu vida.
____________//____________

Contatos:
Etapas Eruditas - Estou lendo e tentando assimilar o elevado conteúdo do livro "69 Etapas Evolutivas" em sua 17ª edição, de autoria do eminente psiquiatra e psicanalista, Dr. Marco Aurélio Baggio. Digo tentando porque o autor pertence a inúmeras instituições científicas e culturais no Brasil e exterior, é conhecedor das obras de Freud e Winnicott e ainda é um dos especialistas em Guimarães Rosa. Por isso a "tentativa" desta modesta normalista e estudiosa do espiritualismo evolutivo. Entretanto, aconselho os leitores a lerem as etapas, passos, degraus e emergências do ilustre psiquiatra. Parabéns Dr. Baggio, o Sr. está bem perto do big bang oriental - contração e expansão de energias cósmicas.
Suplemento - Recebemos agora o "Suplemento Literário" editado pela Secretaria de Estado da Cultura. Nele, Alcir Pécora comenta sobre o sermão do Padre Antônio Vieira (1608 - 1697) para os que não o entendem bem.
Antroposofia - Visando informar sobre os conceitos básicos da Antroposofia, desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner, Cristina Rabelo oferece curso básico, com início neste mês. Informações (31) 3227-7965.
Terapia - A terapeuta Terezita Jordi, depois de sua viagem à Argentina, já reiniciou seu atendimentos. Telefone (31) 3337-7950 e 3297-3096.

Nenhum comentário: