quarta-feira, 30 de julho de 2008

A INICIAÇÃO

É bem conhecida a passagem em que Cristo diz: "Ide a cidade e preparai uma câmara alta e, quando encontrardes um homem levando uma jarra de água, nesse dia Eu virei". Segundo os ensinamentos esotéricos, nessa mensagem há algo maravilhoso e acessível a todos.
O homem despejando a água simboliza a Era do Aquário (que começou por volta de 1882, mais ou menos) simboliza a força Crística enchendo os corações humanos e, despertando neles a compreensão de sua ascendência divina.
A água - dom do Espírito Santo - é dada na Era de Aquário à toda a humanidade. Através dessa purificação o homem se regenera e sente o desejo de ajudar conscientemente o plano divino. Nessa era está despertando tudo aquilo que constitui a base das qualidades psíquicas do homem. Ele começará a ter "olhos de ver e ouvidos de ouvir" e saberá que a vida é eterna, percebendo que a morte é ilusão.
Diz um dos mestres que o destino do homem é tão grande e glorioso que, se ele o percebesse, ainda que de leve, seria impelido por tal força que não haveria obstáculo algum capaz de detê-lo. Todos, agora, podem despertar para sua realidade interna e começar a desenvolver suas forças e vivificar seus centros sutis, para amplas conquistas mentais e espirituais.
A quem pedir ser-lhe-á dado, a quem bater, ser-lhe-á aberto o portal. O espírito é uno em sua perfeição e todos têm a chance de acordar suas potencialidades, desde que a isso se empenhem com afinco. Agora é o tempo próprio para o homem ampliar sua fronteira e transcendendo-a tocar o infinito. A atual fase da evolução humana propicia um maior influxo de energia e luz sobre toda a terra e os campos estão se abrindo vertiginosamente, para aqueles que se entregam às pesquisas na ciência, na filosofia e no conhecimento interno.
Muitos indagam: - o que é a Iniciação?
Vamos tomar a palavra de um dos mestres do esoterismo no Egito que ensina: a Iniciação é uma modificação interna profunda e a vereda que a ela conduz é diferente para cada alma. Ninguém pode obtê-la colocando os pés nas marcas por predecessores.
Cada um deve achar sua senda; há doze caminhos conduzindo ao auto-conhecimentos e os mestres conhecem as dificuldades de cada um. A alma que estiver procurando a elevação através de um dos caminhos está se preparando para a Iniciação.
Para uns a senda pode ser a cor, para outros o som, os números, a meditação, o trabalho inegoista; uns conseguirão ouvir e seguir as voz interior que outros não percebem. Para uns a auto-investigação é o caminho mais próprio. Todos ele têm, entretanto, suas dificuldades e seu preço. Essencial, para qualquer aspirante é ser tolerante com todos os ritos, estudos, simbolismos ou formas de busca interior.
Silêncio, observação, estudo e prática são as bases gerais do Caminho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito