sábado, 3 de outubro de 2009

Primavera



Desde a antiguidade que a primavera é comemorada pelos povos mais cultos e os pintores clássicos respeitados. Até hoje e nas idades clássicas, média e contemporânea, os símbolos são sugestivos.

Na interpretação esotérica de figuras mundiais da pintura, a primavera é vista como o "Zéfiro", ou o sopro do carma, que empurra a alma inexoravelmente para o mundo tridimensional da matéria.

Em seguida vem a "Floris", ou primavera da alma, que transborda em flores, suas belezas e cores mais puras. Depois, vem as "Três Graças", a beleza, a castidade e o prazer. Seguindo, no ciclo final, que levaria a primavera à morte ou ao Nirvana (no oriente); silencioso encontro com Deus (ou extase, no ocidente).

-----//-----
Simbolos do Self
Maria de Lourdes Vaz de Oliveira publicou uma bela apostila, dedicada a todos os que buscam o caminho espiritual. São exercícios de visualização criativa dos doze símbolos do Self. Os símbolos são formas usadas para representar alguma coisa abstrata. Ela fala do Ego, do Inconsciente individual e coletivo. Ainda arquétipos, meditação e outros.
Na visualização criativa, ela sugere a "A Semente", entendida como o princípio e a potencialidade dentro de cada um (como um ovo). Depois o Círculo com uma passagem central (convite e olhar).
Em seguida, a Pirâmide, para juntar os pensamentos dispersos. A Flor, símbolo do desabrochar; a Vela como consciência da iluminação. A Torre ou Castelo, figura como algo eterno e maravilhoso. Ainda a Pérola, a Roda, a Cruz e a Estrela, a Mandala clássica e a Flor de Lótus.
Informações (31)3291-4543 e (31)9146-4878, no Gutierrez - BH. A edição não é recente mas se torna muito útil nesse início de primavera.
----//----
Palavras Mântricas
Oração para pedir proteção: Oh vitoriosa presença do Divino Espírito Santo, que habita em nossos corações. Envolvei-nos, envolvei-nos, num manto magnético de Luz Branca. Tornando-nos imutáveis, invisíveis e invencíveis aos assédios das forças involutivas, vindas de qualquer nível, hoje e sempre, Amém! (inspiração, A Mãe).
Do Mestre Tibetano: Que a realidade governe cada pensamento nosso. Que a realidade seja a mestra de nossa vida. Senhor, pedimos-lhe: Luz para ver, Amor para distribuir!
Do Centro de Sri Aurobindo (A Mãe): Surge resplandescente Ser. Tu que és sempre puro, que não conheces nascimento nem morte; Surge todo Poderoso e manifesta Tua Natureza.
Palavras mântricas devem ser repetidas várias vezes ao dia, sempre que possível como: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espiríto Santo...
Há mantras cristãos e orientais, budistas, tibetanos e outros. São palavras que elevam a alma a níveis de mais luz.
----//----
Intuição e Canalização
A pintora Amarilis Chaves, excelente retratista, há vários anos, agora pinta também telas espiritualistas, como a canalização da figura de Chico Xavier psicografando, Madonas como seres de luz, numa versão feminina; e Arcanjos, como São Miguel. A jornalista Ana Elizabeth Diniz, fez uma interessante entrevista com essa nova fase da pintora, para sua página esotérica, no Jornal O Tempo. Informações sobre a artista através do (31)9678-0216.

Nenhum comentário: