segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Natureza em festa

O dia vai rolar ainda em suas rodas de surpresas. Mas já tenho nas mãos quatro horas que não devo trocá-las com ninguém. O nada, hoje, está povoado de cores. Recuso-me ao tédio, antigo ou novo.
Passei em revista girassóis perfilado e margaridas novas que perfumavam segredos. Aquela parada estimulou-me. Ouvi coisas fabulosas sobre a vida evolutiva e acreditei nelas, num retrocesso quase de infância, num relembrar suave. Cúmplice das histórias de gnomos e fadas, dancei moderna sobre o gramado novo e fresco.
Por um instante convido-os à credulidade livre e espontânea. Hoje é dia de espiral do silêncio místico e subterrâneo como se fosse uma prece heróica.
O sol, três vezes afastado voltou alegre à rua e acendeu, perto dos pés, grãos coloridos de areia ou sementes. O asfalto quase o refletiu. Não resta dúvida, o dia é de novidades.
Ponha azul nos olhos e pendure flores nos varais. Por certo haverá festa. Não peça explicações, não exija provas. Se necessário comova-se, mas não tente compreender.
Ouço passos, percebo vozes. São cantos? Retenho a respiração. A porta, por certo, vai abrir-se e alguém brincará de descobertas para o espanto de todos. Se houver vitória, empresta-lhe sua coroa. Há um cetro sob a árvore mais florida.
Hoje, transpus o muro da distância e passei algumas horas de mãos dadas com a ternura. Devo reparti-la para que expresse seus segredos. Guardei dela uma palavra chave, para liberar a música presa em pautas muito antigas e agora libertas.
Vi morrerem líricas recordações de um passado que não era de todo meu, e passei a frequentar um presente verde de real alegria.

_______________//______________

Contatos:

Espiritismo - Funcionando desde 206, está na Internet o site http://www.tvmundomaior.com.br/ , mantido pelo Instituto André Luiz, encabeçado ela editora e distribuidora Mundo Maior. A programação está 24 h no ar. Também já chegou às bancas a revista "Espiritismo", focalizando entre outros temas, o "Nosso Lar" - mistérios da vida após a morte, "Animais de Estimação" - amizade que supera perdas, etc. A publicação difunde também vários livros como "O Barão de Santo Ângelo", "O Espirita da Corte, de Paulo Roberto Vila. Comenta ainda sobre o Congresso Espírita Mundial, realizado em Valença na Espanha, de 10 a 12 de Outubro deste ano e a homenagem do centenário de nascimento de Chico Xavier.

C.G. Jung - No mês de Novembro, o Instituto C.G. Jung promove os seminários: dia 22, "Agenda 21 - Sinal verde para o desenvolvimento sustentável". Falará o Eng. Oldair dos Santos Junior, Presidente do Instituto "Águas da Terra". No dia 29, Frei Moser, doutorado em Teologia falará sobre Psicologia e Ética, uma inspiração Junguiana. Ambas serão às 20 h na Associação Médica, na Av. João Pinheiro 161 - Centro - BH.

Santo Antônio - Comemorando 43 anos de atividade, foi lançado mais um boletim da Paróquia de Santo Antônio, onde Cida Gonçalves faz um comentário sobre "Em defesa da vida".

Ecumenismo - No Templo Budista Tibetano Chagdug Dawa Drolma aconteceu um encontro ecumênico, recebendo participantes de diversas tradições, em nome da PAZ. O primeiro encontro foi em Curitiba em 2009.

Um comentário:

Amanda CM disse...

Belíssimo texto! Lúcido e poético em fina sintonia! Parabéns!