sábado, 1 de outubro de 2011

Nosso Roteiro

Não é possível que marchemos assim, quase em uníssono, com passos gêmeos numa estrada que não sabemos se é nossa ou até onde nos levará.

Não há marcos de certezas, nem setas de roteiros definidos, nada nos fala de direitos herdados ou conquistados e todas as pesquisas são sempre experimentais; como se devêssemos arriscar tudo pagando o alto preço dos sonhos que nos assaltam.

Se na próxima hora nosso relógio marcar horas concretas, talvez despertemos sem susto, para uma realidade cômoda, mas por enquanto, há nuvens sob nossos pés e nada nos pode parecer impossível. Somos eternos.

Quando o silêncio marcar a palavra para a quebra definitiva de nosso transe tácito, saberemos se a quietude foi de proteção ou feita apenas para machucar.

E a beleza se afigura a cada hora como uma promessa mais certa, mais capaz de forma, gesto e realização. De nosso trabalho, e até de nosso ócio, pode partir a primeira idéia que nos libertará como se fôramos pré-destinados a espera do sinal, da redenção tão próxima que assusta não só nossos sentidos mas a própria integridade do nosso ser.

Cada medo é a porta de uma claridade tão intensa, que se vai abrir como corola lenta aos nossos olhos deslumbrados.

De nosso assombro e nossa temeridade dependerá o passo mais avançado.

E tudo que ficou para trás, perderá sentido como se nascêramos daquela experiência única e deslumbrante, a luz concreta do amor.

--------------//--------------

CONTATOS

VIVER MUITO - outro dia, lendo uma crônica do (ex-colega de jornal) Plínio Barreto, encontrei essa frase sua: “nem sempre alcançar a longevidade é uma dádiva”. Entretanto ele, mais sábio do que eu, continua escrevendo. Mesmo assim, vai descobrindo o vazio que se forma junto dos longevos com a perda de parentes e amigos; e as restrições que vão chegando com a passar da idade. Como portas que se fecham por não sermos mais jovens, amigos que partem ou somem. Mesmo assim, sabemos que ainda devemos agradecer à Deus por estarmos cumprindo sua vontade e pela lucidez que ainda nos deixou. Só nos resta a oração a São Rafael: “Glorioso São Rafael, que vos dignastes tomar a aparência de um jovem viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente elevando, sem cessar, nossas almas, acima das coisas terrestres”.

AS ALTERNATIVAS - dia 06/09 houve no Instituto C. G. Jung um seminário sobre “Formas Alternativas de Energias” – quem falou foi Sérgio Gontijo Álvares, bacharel em física pela UFMG. Este Instituto tem programado vários interessantes Seminários na Associação Médica, à Avenida João Pinheiro. Informações: www.institutojung.org.br

JORNALISTAS - O Sindicato de Jornalistas Profissionais de MG realiza entre 29/09 e 02/10 em Caxambu-MG, o Encontro de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC Minas).

TEOSOFIA - A Sociedade Teosófica promove palestras às terças-feiras, às 19:30 h, à Avenida Afonso Pena, 748 – 26º andar.

PÓS-GRADUAÇÃO - O Instituto Renascer da Consciência está fechando a 4ª. Turma para pós-graduados em Psicologia Transpessoal. Local: Rua Paulo Afonso, 146 - 6º. Andar - Santo Antônio, BH-MG. Informações: (31) 3296-3964.

LAMENTAMOS - Estamos enviando condolências à família da artista Heloisa Selmi Dei Meinberg (Lisete) por sua recente partida. Meu abraço a Maria Luiza e Lêda.

Um comentário:

Marcio Nicolau disse...

a maior ambição é não ter ambições. Persigo a vida assim.

Dia desses me disseram que as metas precisam ser altas. Que eu deveria ter em mente algo como uma flecha em direção a lua no céu. Do contrário eu seria medíocre. Creio que sou medíocre, pois respondi que a Terra ao se por em movimento altera a localização das metas e que eu gostava dessa perspectiva. Então você caminha sem direção, me perguntaram. Respondi que me ocupo do caminho. Nada mais.

Just keep walking, meu lema.

E desse modo quero mudar o mundo!!!

Obrigado por me pôr diante dessa contradição que impulsiona.