segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Almas Irmãs?

No dia 02/11/11 vi no “Assembléia na TV” uma interessante entrevista da artista Maria Helena Andrés, muito conhecida aqui em BH, nas bienais de São Paulo e até no exterior. Ela nos falou sobre toda a sua vida artística que começou no Rio de Janeiro, se firmou aqui em BH com a abertura da Escola e do estilo de Guignard.

Contou-nos depois sobre suas viagens à Índia e Nepal, onde se encantou especialmente pela cultura, pelos Mestres da Yoga, destacando Krisnamurti; esteve em Auroville, fundada por Sri Aurobindo, hospedou-se na Escola Teosófica, encontrou alunos de vários outros Yogues e escreveu livros quando voltou ao Brasil.

Gostou muito da filosofia oriental onde pode sentir como eles vêem todas as artes e filosofias de uma forma holística, como ela também as vê. Ouvi-la fez-me lembrar como foi paralelo o nosso caminho, meu e dela, pela vida toda.

Nos conhecemos na Escola Guignard, logo que ela se instalou no Parque Municipal de BH – com o grande apoio de JK.

Aprendemos juntas desenho, pintura, etc. Participamos de exposições da escola no Edifício Mariana.

Depois, quando deixei a escola pelo jornalismo e pelas aulas da yoga, tinha além da coluna feminina no Diário de Minas, uma outra coluna de arte onde comentava todas as exposições de BH; e fiz para Maria Helena e Chanina, não apenas comentários mas, introduções para catálogos de suas exposições aqui em BH. Escrevi também sobre o lançamento dos livros de Maria Helena.

Quando, mais tarde, estávamos um pouco assustadas com a vida que vai passando, entramos juntas para uma aula de cantoterapia; ela treinando canções dos Beatles e eu com meus boleros que havia aprendido quando, ainda jovem, estudei violão. Chegamos até a gravar um disco.

Na mesma ocasião, fizemos nosso último projeto juntas. Montamos alguns quadros onde, de um lado havia um lindo e simplificado desenho de traços pretos feitos sobre fundo branco de Maria Helena, e do outro lado um dos meus poemas. Estes trabalhos acabaram guardados em casa; pois deveriam ter sido feitos com letras maiores e pediam um local muito iluminado para expô-los.

Agora, nossos contatos maiores tem sido feitos pela Internet ou telefone; porque ambas precisamos de professora para manobrar bem o computador. Mas é sempre bom relembrar quando os tempos passados foram muito bons.

Nenhum comentário: