domingo, 29 de abril de 2012

Tempo de Teste


Parece que vivemos hoje uma época semelhante àquela que a Bíblia chama de separação do joio do trigo. Estamos em teste e todos precisam de discernimento e atenção para não se unirem aos “lobos em pele de ovelhas”.

Especialmente os jovens estão buscando intensamente um novo conceito de vida mais abrangente, uma meta mais profunda e real. Todos nós estamos, de uma forma ou outra, buscando Deus, mas muitos não têm disso plena consciência e se embaraçam facilmente. Como os tempos são muito confusos essa busca torna-se perigosa se não for bem direcionada e orientada.

“Os puros de coração verão a Deus”; e é dentro dos caminhos mais simples e mais puros que se pode encontrar a própria luz e nela expandir a consciência.

Grupos, seitas, gurus iluminados estão surgindo de todos os lados: “pelos frutos vós os conhecereis”. Não pode o impuro, o promíscuo, o ganancioso, o vaidoso, o rancoroso, o explorador, o autoritário, o desequilibrado, o entorpecido pelos tóxicos e drogas, etc. ser o sal da Terra e trazer Luz às escuridões do Mundo.

Por isso é preciso observar onde estamos e com quem nos ligamos, antes de absorver energias densas, pesadas e confusas que nos destruiriam a personalidade em lugar de fazer dela, o instrumento de uma nova dimensão de vida.

É preciso não se confundir libertação com fuga dos deveres, fuga da família e do trabalho, da disciplina e de alguns sacrifícios. Não é também na promiscuidade dos instintos ou nos rituais estranhos que está o começo do melhor caminho.

A experiência realizada através da mente disciplinada na oração e na meditação, tornam o homem mais calmo, mais tolerante e mais amplo em seu conhecimento.
Enquanto as experiências através de técnicas mecânicas ou de drogas podem deixar o indivíduo no mesmo degrau evolutivo ou podem torná-lo mais confuso.
O verdadeiro liberto é aquele que se disciplinou no corpo, no ritmo de vida, no trabalho-repouso, na alimentação, nas responsabilidades do meio em que vive; se equilibrou na emoção e na mente, na forma de viver e conviver. Ele é simples, pacífico, pronto a ajudar, irrepreensível no caráter em dizer a verdade, em amar e ser justo.

Ele respeita os dons e as possibilidades de cada um e incentiva a todos para que se aperfeiçoem coletivamente, quando isto lhe é solicitado. Pois nesse caminho, não é prudente impor-se nada a ninguém. A Luz interna é o ponto a alcançar por todos.

Nenhum comentário: