domingo, 1 de julho de 2012

Arte e Ciência


A Arte é importante na evolução da humanidade na medida em que ela treina, apura, disciplina e sensibiliza o individuo para perceber – ou participar – de outras realidades mais sutis e de outros níveis de vida unitários. A Arte treina também a concentração que é fundamental no processo do conhecimento interno e da expansão da consciência.
O artista cresce mais quando vai conscientizando-se disso, e assim, procurando uma elevação global da vida e não uma comercialização ou uma separatividade cada vez maior do todo onde nos movemos.
Da mesma forma, a ciência, de qualquer natureza, disciplina e treina o homem, principalmente na concentração e na compreensão dos mecanismos da natureza e da vida humana, animal, vegetal ou mineral. O cientista profundo faz, como artista, um trabalho dinâmico que canaliza suas energias de forma correta e ampla, impedindo que ela se disperse em superficialidades e desorganizações, tão facilmente encontradas naqueles setores que não têm um trabalho sério e constante. Uma pesquisa sincera é um trabalho energético dos mais proveitosos, para a conquista adequada da manipulação das energias, no nível em que cada um se encontra.
E todo o trabalho feito com estas características, sem egoísmo, sem autopromoção ou comercialização gananciosa, acaba, de uma forma ou de outra, beneficiando a coletividade no seu processo de evolução da raça.
A Arte, a Matemática, a Medicina, as Ciências Sociais, Economia e Finanças, ou qualquer outro estudo e pesquisa que saem do superficial e do desorganizado e vão à profundidade do mesmo, são um trabalho útil de concentração e ampliação da consciência.
O ser humano é complexo, múltiplo e variado em graus de evolução, planos e raios de trabalho.  Por isso ele atinge dimensões superiores por diversas vias. Cada grupo evolui na direção de sua melhor sintonia com aquele núcleo divino que está em todos e que a todos atrai no seu devido tempo.
O crescimento interno não pode ser padronizado; compreender o outro como ele é, e como busca Deus, é melhor do que julgá-lo ou condená-lo.
Plantas diversas semeadas em tempos diferentes dão flores e frutos em época e forma diversas. Vibrações múltiplas manifestam-se em nosso Planeta e tem maturação em ciclos variáveis.
Nos estágios iniciais das buscas científicas, filosóficas ou religiosas e místicas, pensamos sempre que o “nosso” caminho é o único que contem a verdade. Mas com o aprofundamento dos estudos e dos contatos com outras áreas, percebemos que a fonte única tem faces e ângulos complexos e diversificados que se comunicam e se complementam. Religiões se ligam, filosofias fazem-se pontes, ciências encontram-se com a mística.
Quando chega o tempo da humildade é que o investigador se abre ao aprendizado das diversas fontes, consciente de que está, não renegando sua fé ou ciência, mas ampliando-a, enriquecendo-a, sintetizando tudo que floresce onde há busca sincera e elevada.
Pode-se colher contribuições de todos os investigadores honestos, sinceros e profundos, das áreas mais diversas, se eles os tiverem levado a aberturas e vivências realmente elevadas. Tudo vem do Uno e com discernimento e isenção de preconceitos, pode-se chegar a um conhecimento mais pleno do nosso próprio caminho.
Cada um que procura elevar-se na sua própria espiral coopera no grande crescimento coletivo, na receptividade de mais luz, na conquista dos novos planos e dimensões. O expandir constante da consciência abre melhor o campo da intuição por onde flui beleza, harmonia e paz.

CONTATOS

A revista, do mês de junho, do Minas Tênis Clube traz uma interessante entrevista com o hoje conselheiro e ex-nadador do Clube, Dr. Murilo Mendes. Murilo é o filho mais velho de um dos fundadores e Patronos do Minas, o Dr. Mendes Junior, casado com D. Maria Laborne Valle Mendes. Na entrevista ele discorre sobre a importância da vida esportiva e social do clube, num ambiente de grande cordialidade e respeito proporcionado naquela época. A piscina do Minas foi a primeira do Brasil de dimensão Olímpica e Murilo teve a oportunidade de brilhar junto a outros nadadores. Achamos justo o destaque que a revista atual lhe deu trazendo-nos lembranças felizes do tempo de nossa adolescência quando lutávamos pelas primeiras vitórias da natação minastenista. Nosso pai Casimiro Laborne muito amigo do Dr. Mendes foi também, junto com ele, outro dos fundadores do clube.

TEOSOFIA – A Sociedade Teosófica está promovendo, todos os sábados às 17 horas, um encontro visando divulgar ensinamentos sobre o autoconhecimento, autotransformação, e o estudo das tradições espirituais, da ciência da meditação e outros temas. Entrada franca. Local: Avenida Afonso Pena, 748, 26º andar, Centro, BH. Informações: tel (31) 8714-2187  ou www.sociedadeteosofica.org.br

Nenhum comentário: