domingo, 4 de agosto de 2013

Libertação



É preciso, a cada instante, saber liberar-se: como flor que se abre, perfuma, embeleza e vai-se, como vento que acaricia e passa, como onda que se eleva e cai, para novamente elevar-se.
         É necessário renascer, a cada hora, para gozar a libertação em suas formas mais reais, livres da ilusão. No gesto mais singelo está a beleza do movimento.
         Aqui e agora é preciso abrir os olhos e tê-los sempre novos, para ver a Vida que se expressa diversificando; contemplá-la e encontrar seu ritmo.
         É preciso saber entoar o canto cósmico, em escalas sempre crescentes, em compassos sempre mais refinados, para atingirmos a música das estrelas e ter ouvidos de ouví-la.
         É no abrir-se, no renovar-se, no perfumar e expandir-se de cada momento, que se perpetua a eternidade consciente, que se capta a vibração própria e se percebe o alvorecer da Luz.
         É pois importante que se livre dos muros, obstáculos, das amarras e correntes da defesa mental, de sugestões impróprias, de escravidões antigas.
         É mudando padrões, mas respeitando a Lei do amor e os vínculos do sentido da unidade, que se chega à alegria espontânea, do Ser liberado. É usando a intuição que se conhece a integração maior do espaço coletivo.
         Na polaridade do mundo, tudo tem seu verso e reverso; prazer e dor, luz e sombra, calor e frio. Só além dessa dimensão é que está a Luz sem sombra, o som imanente, a percepção global. Só transcendendo a condição humana densa se rompe a dualidade do mundo fenomenal para atingir o superior.
         É preciso saber ser simples para estar aberto às construções e elevações da Lei que tudo abrange; é necessário ter flores sobre as mãos e música nos lábios.
         É preciso observar, a cada tempo, a hora do plantio ou da colheita e sorver a água viva que jorra do cântaro divino. É preciso, como o Cordeiro, saber abrir os selos, como o lótus, abrir e girar as pétalas já iluminadas.
         É necessário conhecer a Verdade para que ela promova a libertação pessoal e coletiva. O caminho é árduo, mas foi proposto a toda humanidade, como vitória final.

2 comentários:

Filosomídia . Leo Nogueira Paqonawta disse...

Ahhh que lindeza, meus Deuses...
Sempre, sempre agradecendo à Menina Célia por tanta inspiração que nos co-move...

Filosomídia . Leo Nogueira Paqonawta disse...

Minha querida e tão amada Poetisa por tantos de nós...

Quando você se expressa assim eu me lembro de frase da "Oração do Viandante" escrita por um "irmão" seu, chamado de Pietro Ubaldi nessa mais recente vida terrena, que tenho a honra de reter em mãos um livro empoeirado e gotejado de lágrimas, assim como tenho "O Quinto Lótus". Tomo o livro agora, e abro instantaneamente justamente na página onde ele escreve sob inspiração de "Sua Voz" essas palavras tão franciscanas, tão lindamente crísticas:

"Aguardo no posto do meu dever o meu amadurecimento, e na Tua contemplação busco repouso."

Essa minha versão de "A Grande Síntese" é do final dos anos 70, editada pelo Núcleo Espírita Caminheiros do Bem (Lake: Livraria Allan Kardec Editora), com tradução de Mário Corboli, que me fala muito mais suavemente que a tradução mais recente feita pela FUNDAPU.

O caso é que quero destacar de sua missão, e de como te vejo tão linda e graciosamente Instrumento de Paz, de Alegria, de Luz para todos nós que temos a honra de com-partilhar momentos de co-oração quando nos co-movemos com suas reflexões e percepções desse outro Tempo/Espaço da Vida espiritual, da Vida Integral.

Você é, sim, na suavidade que lhe é tão característica, como a mão benfazeja de nosso Protetor Amigo que nunca nos abandonou e continua a nos acariciar a fronde cansada e abatida nos caminhos da canseira humana desse mundo. E, agradeço a Deus todos os dias por ter me dado o privilégio de te des-cobrir e re-encontrar ora sob a frondosa Árvore da Poesia, ora quieto naquele lago sereno "aguardando os pedintes" como quem quer e se faz de colheitador de suas palavras para distribui-las e semear Esperanças para todos nesse Planetinha Azul.

Querida... quiséramos ter uma grama de luz de sua leveza para poder nos elevarmos contigo nessas alturas até as estrelas... sua coragem e ousadia para descer às profundidades de nosso próprio ser mergulhado nas ondas do Amor Divino... quisera ser como na sua paciência e doçura, servindo na alegria e confiantes de estarmos fazendo o melhor que podemos em nossas limitações...

Deus te abençoe "à cada dia, hora e segundo, à luz do sol, na noite sossegada", re-cordo Elizabeth Barret-Browning agora...

Deus te abençoe sempre e te inspire sempre confiança, força e fé para ser assim, Menina... até o fim dessa breve jornada terrena.

Um beijo carinhoso do Leo