quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Investigue-se

O caminho para Deus começa junto de você, dentro de sua casa. Inútil é buscar um encontro maior com Deus enquanto não há harmonia entre os que convivem com você. Se o relacionamento com o marido/mulher, com os filhos, pais, irmãos, cunhados, etc. não vai bem, trate de melhorá-lo antes de buscar uma “técnica” de relaxamento ou uma forma de oração em grupo, etc. Se você tem uma oferenda para Deus, reconcilie-se primeiro com seu irmão, depois vá ao altar de Deus.
            E, na reconciliação, não tente apenas culpá-los, antes procure onde você falhou, pois nós atraímos e contribuímos diretamente para as situações que nos rodeiam: estamos na raiz de todas elas, hoje ou no passado. Investigue-se.  
            Ainda que você esteja convencido de que tudo faz pelo bem  de todos os seus, aprenda a colocar-se no lugar deles, aprenda a não “enquadrá-los” em seus pontos de vista, procure, antes, amá-los tão intensamente que seu amor os envolva sem asfixiá-los, sem escravizá-los. Um amor profundo, ao mesmo tempo que libera, prende pela doçura, pela compreensão, pelo esforço em acertar, em dialogar, em envolver em carinho.
            Você pode estar vendo só o seu ponto de vista e estar esquecendo-se do carinho, do amor; a intolerância pode estar acentuando a reprovação, a crítica, a queixa, a irritação, a lamentação, etc.
            Lembre-se que só depois que você harmonizar-se corretamente, com todo o seu ambiente, terá mais chance de relaxar-se, de encontrar-se, de tocar planos mais profundos de seu ser e colher aí a alegria duradoura, o crescimento verdadeiro, a realidade mais plena de sua Vida. Encontra-se aí sua unidade com Deus, ou o reconhecimento de que tudo de que você precisa está e sempre esteve ao seu alcance, dentro de você. Desde que você esteja dentro das Leis universais do amor e da fraternidade.
            Quer no mundo visível ou invisível, quer saibamos ou não, só há um Poder, e esse poder é benéfico. Quer aceitemos ou não, quer saibamos ou não, só há um comando, um poder. Tudo foi por Ele criado e fora dele nada existe.
            Mesmo quando pensamos e dizemos que Deus não existe,  que estamos fora de seu amor e proteção, estamos apenas passando por crises, por testes ou por etapas de crescimento real e integral. Muitas vezes é a dor e o revés que nos despertam para uma vida nova, para valores até então encobertos para nós.
            Só há uma Vida, e essa vida é perfeita e é ela que nos dá vida, dons ou plenitude.
– E por que adoecemos, fracassamos e envelhecemos?
            – Simplesmente porque não estamos conscientes do que somos, e das leis sábias que nos regem, ou porque infringimos as leis mais elementares da vida universal. Porque nos parcializamos, nos dividimos, nos fechamos ou rebelamos contra as leis do amor e da fraternidade universais. Porque preferimos a expressão exterior à expressão integral do homem. Hoje se diz muito: queremos ser e não ter. Dizemos mas não sabemos ainda viver esta realidade de ser. Pensamos que para ser é preciso ter cada vez mais, no plano exterior, quando, quase sempre, é até o contrário.

Nenhum comentário: