segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Sentido Divino

Nada há mais profundo e harmonizante do que se situar, conscientemente, num trabalho de auto-aperfeiçoamento diário. Essa deveria ser a linha básica e comum do procedimento da humanidade se ela não tivesse perdido, entre brumas, há muito tempo, o sentido de sua divindade.  Pois é da natureza e da essência do homem germinar sua semente de luz e libertar-se.
Os caminhos são múltiplos.
Entretanto, quando se fala em autoconhecimento ou aperfeiçoamento, não se quer significar tomadas drásticas e radicais de posição que possam violentar o raciocínio ou o conceito correto da vida.
Ensinamento algum tem em vista tornar, de repente, toda a humanidade asceta (austera) e renunciante. A cada um vai sendo pedido na sua correta medida, na sua presente disponibilidade. É preciso pois que haja essa disponibilidade para  que se realize o modelo inicial de cada criatura.
O que a Verdade tem pretendido, há longo tempo, é um melhoramento gradativo e constante que se vai traduzindo no ambiente familiar, na sociedade, na profissão e em qualquer relacionamento humano.
O dia a dia pode ser um ativo renovar de idéias, uma permanente tomada de consciência do ser real, uma purificação da mente e da estrutura do trabalho. Pode ser um crescimento do amor no seu plano universal e humano.
O homem é o que pensa, transforma-se segundo o que pensa sempre, renova-se e liberta-se quando domina a mente e os sentidos. Mas o mundo anda por descaminhos tão desconcertantes que a maioria dos homens se sentiria envergonhada de ser apanhada e flagrada num plano de auto-aperfeiçoamento. Muitos ficariam constrangidos se tivessem que confessar que almejam e se esforçam por uma vida mais pura, mais limpa, mais fraternal; que sentem falta do alimento espiritual ou da prática da caridade.
Entretanto, toda a luta do homem consiste em estar mais consciente de sua natureza, origem e propósito na vida, de ser capaz de perceber sua unidade com o perfeito e o eterno. A luta do homem é em torno de uma mente desordenada que se fez vaidosa e egoísta, que se concentra na matéria como única realidade de vida.
Quando o homem examina a própria mente e a origem do pensamento e chega a perceber que pensador e pensamento são um só, o milagre da liberação se faz espontâneo, a roda do sofrimento para.
Só quando não percebemos que sem a mente não existe o pensador é que somos escravos do pensar e confundir-se.
O homem dormindo é aquele aprisionado nas suas próprias redes mentais, nas suas limitações autotraçadas que lhe minam o corpo e o enchem de ambição e medo.

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo seus textos celia laborne,que deus te ilumine cada vez mais...pois precisamos cada vez mais de pessoas com este lindo interior,quem sabe assim um dia poderemos ser seres humanos um pouco melhor,sem precomceito de cor,raça e religiao,indo em busca de algo maior que e deus e nao as coisas materiais,sim ei sei que precisamos das coisas terrenas,mais nao a qualquer preço..temos sim e que buscar a paz interior e acalmar a fera que habita dentro de todos nos,no amor,na paz e na fe no senhor eterno pai celestial DEUS. OBS:deixo a vc uma segestao musical( kitaro) entre no you tub e escute as cançoes acho que voce vai gostar de ouvir,depois me fale o que vc achou ok,fica com deus e bjos?marcelo