segunda-feira, 30 de março de 2015

A Raiz Interna



Quando se procura a cura de um mal físico qualquer ou de uma situação infeliz não se pode tratar apenas da causa exterior aparente que nos incomoda. Uma vez que tudo o que é externo tem uma raiz e estrutura internas, é preciso pesquisar o que está errado ou em desarmonia com as leis universais, no íntimo do coração, da mente e do comportamento.
Em última análise, quase sempre é a ignorância de nossa unidade com Deus, com o universo e com a humanidade que nos dá uma perspectiva errada de vida e nos induz a condutas indesejáveis e resultados infelizes.
Sem passarmos pela experiência de contato com a luz onipresente de Deus, achamos que podemos burlar impunemente as leis mais básicas da harmonia universal e do bem coletivo, em seus vários aspectos.
Amar a Deus sem percebê-lo, permeando tudo e todos, é sempre uma visão pequena e deformada da vida onisciente que nos leva a egoísmos, medos, degradações ou agressividades as mais violentas e deformadoras do caráter e do suporte interno que gera nossa vida externa.
A luz é interpenetrante e onipresente e, crendo ou não, ela nos acompanha em todos os nossos acertos ou desacertos humanos, criando nossa harmonia ou nosso embaraço. Ela nos equilibra ou cobra-nos o preço do reequilíbrio que deve sempre ser conseguido onde ele tiver sido quebrado ou desfeito por nossas atitudes imprudentes, pensamentos negativos ou desvios e apegos.
Todo o cosmos é perfeitamente organizado e exige de cada um uma colaboração adequada à harmonia geral para prosseguir sua realização. Dentro de nossa conduta cotidiana está sempre um germe de crescimento a ser liberado.
Viemos da Luz e a ela devemos regressar sem levar as vestes marcadas (sujas) por sombras ou manchas que enchem os níveis do aprendizado na Terra. Até que despertemos para nossa unidade com Deus, somos muitas vezes joguetes de forças involutivas que usam toda fraqueza e ignorância como porta de entrada e atuação em cada um.
A cura mundial depende, portanto, da cura individual, para que um maior número de filhos da Terra emita mais Luz e transformem este Planeta em chão sagrado, que é seu destino final.

Nenhum comentário: