quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Para ir mais longe

É preciso que, a cada dia estejamos prontos para passos novos, para um caminhar mais leve em níveis externos e, sobretudo, internos. O que nos parece bom hoje, já não é o melhor amanhã, a vida flui, e é preciso nos deixarmos ir com ela, sem medos e sem apegos.
É necessário não melhorar apenas a ciência e a técnica, mas o estofo mental, as energias, as vivências. Somos um imprevisto maravilhoso de potencialidades, e sentir-se livre nesse nível é a maior das alegrias humanas.
A insatisfação, com as primeiras conquistas, é marca certa de quem quer ir mais longe, de quem vai chegar ao fim da indagação e da conquista. Vales e montanhas, luz e treva tudo traz sua mensagem e vai passando em nossas vidas como uma paisagem num trem muito rápido. Só não se deve perder de vista a meta e a esperança de alcançá-la, pois tudo o mais é ilusório e passageiro. Dá o seu recado e se vai.
Atualmente não se conta o tempo apenas exterior e marcado no relógio, mas é importante notar aquela urgência, aquele tempo interno que se tornou exigente na conquista de um espaço interior limpo e amplo. A indiferença não cabe mais na vida de quase ninguém.
Não se pode determinar hoje, o que amanhã será o melhor, mas pode-se e deve-se fazer hoje o melhor para hoje.
Mesmo quando o passo se faz um tanto incerto, ainda assim é preciso caminhar sem desesperança, sem desalento, sem condenar os outros. A mutabilidade é fruto do nosso tempo e é também oportunidade de transformação.
As experiências nas áreas mais sutis das manifestações estão abalando pessoas, grupos e estruturas limitadas e antiquadas, impróprias para a chegada de energias novas. O despertar em todos é cheio de inquietações, mas é vivo e transformador, até que a luz se faça clara.
Nada é permanente nos primeiros passos, porém tudo é importante; neles está a semente da realização, aquela realização pela qual o homem desceu na matéria e assumiu as experiências deste plano de real aprendizado.
É preciso aprendermos a ler o livro aberto da natureza humana e da natureza divina em cada um, e as lições da terra, das águas e dos ares, dos animais e das plantas, de tudo que nos rodeia.
Nosso tempo é exigente e quer ver todos acordados para suas metas mais altas e luminosas.

Nenhum comentário: